UFPA e Petrobras firmam parceria na formação de geofísicos
Qui, 28 de Novembro de 2013 15:31

O reitor Carlos Maneschy assinou nesta quarta-feira, 27, convênio com a Petrobras para formação de Recursos Humanos em Geofísica. O convênio, envolvendo o Programa de Pós-Graduação de Geofísica (CPGf) da Universidade Federal do Pará, tem duração de oito anos e financiará bolsas de mestrado e doutorado.

O financiamento, de R$ 13 milhões, cobrirá 30 bolsas de mestrado e 40 de doutorado, distribuídas ao longo do período de vigência do convênio, e taxa de bancada que será usada no apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão do CPGf.

“Esta parceria chega num momento oportuno: o ano de comemoração dos 40 anos do CPGf, e  irá revitalizar nosso Programa de Pós-Graduação. Esse Convênio  já aconteceu anteriormente com o Programa de Geofísica na década de 90 e foi de fundamental importância para a formação de profissionais nessa área, que hoje estão ocupando posições de destaque  em instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais e em empresas de Petróleo. “É importante resaltar que, ao longo desses 40 anos de existência, a Petrobrás sempre esteve presente, apoiando os nossos projetos.”, afirma a coordenadora do CPGf, professora Ellen Gomes, presente na  reunião da assinatura do convênio, além dos professores Marcos Welby e José Geraldo Alves.

Parceria vantajosa para os dois lados - A parceria é vantajosa para a Petrobrás, especialmente ao considerar a área petrolífera, que ainda tem grande necessidade de profissionais especializados. Esse tipo de convênio foi firmado pela Petrobras com apenas cinco instituições de ensino brasileiras: Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Bahia e Universidade Federal do Pará.

Segundo o reitor da UFPA, “essa parceria é mais uma conquista da Faculdade de Geofísica, que tem tradição de pesquisa, visto que a Pós-Graduação na UFPA surgiu com esse núcleo. Esse projeto é importante porque visa formar recursos humanos numa área que é estratégica para o desenvolvimento da região. E eu tenho certeza que a Universidade Federal do Pará, ao assinar esse convênio, vai ter condições muito maiores de garantir não apenas avanços na pesquisa em Geofísica, mas a capacitação de pessoas que vão fazer diferença na qualidade do que é produzido na região”.

Para saber mais sobre o Programa de Pós-Graduação em Geofísica da UFPA, clique aqui.

Texto: Rayra Janau – Assessoria de Comunicação da UFPA
Foto: Laís Teixeira