1ª FEGEO
Qui, 05 de Maio de 2011 18:31
logo_feira

Durante o período de 15 a 17 de junho estaremos realizando a 1a Feira de Geociências.  Nela serão apresentadas atividades sobre Geologia, Geofísica, Oceanografia e Meteorologia e suas aplicações. Esta Feira é uma ação de alunos e professores das Faculdades do Instituto de Geociências e tem por objetivo a divulgação e recrutamento de novos alunos para a carreira de Geociências.

Convidamos a sua escola a visitar a 1a Feira de Geociências e assim conhecer áreas interessantes, cheias de desafios e com ótimo mercado de trabalho. Nesta edição de 2011, são atividades da Feira

1.  ATIVIDADES APRESENTADAS PELA FACULDADE DE OCEANOGRAFIA

1.1. O QUE É OCEANOGRAFIA?
1.2. EFEITOS DA SALINIDADE, TEMPERATURA E PRESSÃO NA DENSIDADE DA ÁGUA DO MAR
1.3. CONVECÇÃO SOB O GELO (FORMAÇÃO DAS MASSAS DE ÁGUAS NOS PÓLOS)
1.4. ONDAS NA COSTA (ZONA DE ARREBENTAÇÃO)
1.5. CIRCULAÇÃO OCEÂNICA DE SUPERFÍCIE
1.6. AUMENTO DO NÍVEL DO MAR
1.7. PESCARIA AMBIENTAL
1.8. FISIOLOGIA E DIVERSIDADE DE PEIXES
1.9. FOTOTAXIA
1.10. ARCO ÍRIS CROMATOGRÁFICO
1.11. PH DE ÁGUAS NATURAIS
1.12. JARDIM DE SILICATOS
1.13. TECTÔNICA DE PLACAS
1.14. RIOS MEANDRANTES

2. ATIVIDADES APRESENTADAS PELA FACULDADE DE GEOLOGIA

2.1. O QUE É GEOLOGIA?
2.2. ESCALA DO TEMPO GEOLÓGICO
2.3. DEPOSIÇÃO E ESTRATIFICAÇÃO DOS SEDIMENTOS
2.4. ENTENDENDO E FABRICANDO FÓSSEIS
2.5. ESPALHAMENTO DO FUNDO OCEÂNICO
2.6. RECRISTALIZAÇÃO DO SAL
2.7. VULCÕES E METAMORFISMO
2.8. JOGOS LÚDICOS: CICLO DAS ROCHAS, JOGO DA MEMÓRIA E TAFONOGAME

3. ATIVIDADES APRESENTADAS PELA FACULDADE DE METEOROLOGIA

3.1. O QUE É METEOROLOGIA?
3.2. LABORATÓRIO DE METEOROLOGIA EM MATERIAL RECICLÁVEL
3.3. SIMULAÇÃO E PREVISÃO DO TEMPO E CLIMÁTICA EM TEMPO REAL
3.4. OFICINA PARA A CONFECÇÃO DE PLUVIÔMETRO (PARA PROFESSORES DA REDE DE ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E TÉCNICO)

4. ATIVIDADES APRESENTADAS PELA FACULDADE DE GEOFÍSICA

As atividades apresentadas na Feira fazem parte da Exposição “o que é geofísica?” e consistem de modelos físicos em dimensões reduzidas que simulam ambientes geofísicos e geológicos. Serão apresentados 10 experimentos físicos. São eles:

4.1. O QUE É GEOFÍSICA ?
4.2. INVESTIGANDO O SUBSOLO COM CORRENTE ELÉTRICA

4.3. SIMULANDO O SUBSOLO COM REGISTORES
4.4.  OBSERVANDO O SUBSOLO COM ONDAS DE RÁDIO
4.5. UMA VISÃO DA CADEIA DE MONTANHAS DO OCEANO ATLÂNTICO;
4.6.  TERREMOTOS
4.7 LOCALIZANDO A ORIGEM DOS TERREMOTOS
4.7. O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA
4.8. GEOFÍSICA DE POÇO
4.9. O PRÉ-SAL
4.10. CONTAMINAÇÃO DE AQÜÍFEROS

5. PALESTRA: TSUNAMI, QUE ONDA É ESSA?

PALESTRANTE ELINEY PINTO

DIA: 15 DE JUNHO DE 2011 AS 10H00MIN AUDITÓRIO BENEDITO NUNES

PÚBLICO ALVO: professores e alunos da rede de ensino fundamental, médio e técnico de Belém e comunidade em geral

A Feira acontecerá no novo Centro de Evento Benedito Nunes da UFPA, Campus do Guamá, de 15 a 17 de junho de 2011 de 08h30min às 17h30min com entrada gratuita e pode ser visitada de duas maneiras:

Visitas programadas – Visitas em grupo. A escola agenda previamente um número de alunos coordenados por um ou mais professores da escola. Nestas visitas o grupo é recebido e guiado pelas atividades da Feira. As visitas programadas possuem duração de aproximadamente 02 horas.

Visitas livres – Visitas individuais ou pequenos grupos. A Feira é visitada livremente e são escolhidas que atividades assistir, sem necessidade de agendamento prévio.

A divulgação está sendo realizadas através do convite por mala direta e correspondências impressas enviadas as escolas de Belém e municípios próximos da rede de ensino fundamental, médio e técnico.

Com objetivo de oportunizar a participação na Feira dos alunos da rede pública de Belém, para as escolas que manifestem interesse, será fornecido o transporte. Para isso a escola precisa ser da rede pública de ensino, está situada em Belém e ter um professor responsável pelo grupo de alunos.

Mais informações sobre a visita e agendamento:

• Cada apresentação comporta cerca de 50 pessoas e leva em média 02 horas. Temos capacidade para atender até 03 grupos de 50 pessoas por vez. O público alvo são alunos e professores das escolas do ensino fundamental, médio e técnico.
  • Dúvidas, pelo fone 91-3201-7681
  • Dados necessários: nome da escola, nome para contato (e-mail ou fone), quantos alunos, de que série e escolher uma data e horário livres.  A necessidade de transporte deve ser informado no pedido*.
  • Uma mesma escola pode agendar mais de uma turma, caso queira.
  • Necessário formalizar o pedido, através de ofício da escola (pode ser enviado por e-mail).
  • Horários disponíveis quarta (15-06-2011), quinta (16-06-2011) e sexta (17-06-2011):
      • 08h30min às 12h30min
      • 14h30min às 18h30min
  • Recomenda-se chegar 15 minutos antes do horário agendado
  • Dinâmica para o Agendamento:
      • Encaminhe o seu pedido por e-mail (num "rascunho" do ofício), colocando 2 ou 3 possibilidades de horário que queira;
      • A confirmação de 1 dos horários escolhidos será via email em no máximo 02 dias;
      • Temos capacidade para atender até 03 escolas de 50 alunos por vez

*caso de escolas públicas

Notas:

(i) Obviamente isto é válido enquanto os horários colocados à disposição não forem ocupados.

(ii) Centro de Convenções – endereço: Universidade Federal do Pará, Campus do Guamá, Rua Augusto Corrêa, no 01, Bairro do Guamá, Belém-Pará.

Verificar os agendamentos para a FEGEO

Esperamos você!