PET-Geofísica
Programa Especial de Tutelamento

O grupo de PET-Geofísica da UFPa criado no final de 2010 é o primeiro no Brasil. O mesmo tem por principal objetivo colaborar para uma formação acadêmica norteada pelos três pilares da educação superior: ensino, pesquisa e extensão, pautada pela ética e responsabilidade social.

O Grupo atualmente conta com 13 membros entre bolsistas e não bolsistas. Esses membros tiveram ingresso nos anos de 2009, 2010 e 2011. A profa. Ellen N S Gomes é a atual tutora do grupo. No próximo dia 26 de agosto uma nova seleção será realizada uma nova seleção em que serão aceitos alunos nos anos de ingresso de 2011, 02 bolsas, 2009e 2010, uma bolsa. Para concorrer à bolsa é necessário:

• Ser aluno do Curso de Graduação em Geofísica da UFPa
  • Apresentar bom rendimento acadêmico

Não perca essa oportunidade! Venha para o PET-Geofísica!

Clique aqui para baixar a proposta de criação do grupo PET-Geofísica UFPa

Clique aqui para baixar o plano de trabalho de 2010 do grupo PET-Geofísica

Uma primeira classe de atividades que objetiva colaborar para a solução do problema de escassez de água potável, nas 39 ilhas da grande Belém. Através de atividades acadêmicas o PET-Geofísica, juntamente ao Curso, desenvolverá o estudo do problema e a realização de ações em parceria com a comunidade em auxílio às políticas públicas sobre esse tema. Ao final das atividades, será fornecida a comunidade informações sobre possíveis lençóis freáticos e realizados colóquios sobre a poluição da água e monitoramento ambiental.

Outra atividade que o grupo desenvolve é a divulgação do curso através de trabalhos apresentados em feiras e congressos. O grupo em parceria com outros grupos PETs e as diretorias, organizaram a primeira Feira de Geociências, onde foi apresentado trabalhos sobre diversas áreas dos quatro cursos das geociências: Geofísica, Geologia, Meteorologia e Oceanografia. O projeto O "Que é a Geofisica?", que também conta com a participação do grupo PET, foi apresentado rescentemente no Congresso Internacional de Geofisica, realizado no Rio de Janeiro em 2011, voltado para alunos de ensino médio, mas que também chamou a atenção de profissionais da área que participavam do evento.